Esfera... Entendimento e equilíbrio, razões primordiais de uma grande busca interior, caminhar de encontro ao todo... Estar presente agora e sempre...Sem quinas, nem esquinas...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Propriocepção

Propriedade natural dos seres humanos. Sabemos exatamente a posição do nosso corpo no espaço. Não precisamos olhar para saber em que posição estamos. Sensação de si mesmo...Enquanto corpo. Os proprioceptores estão localizados nos músculos e articulações. Eles emitem impulsos ao nosso cérebro com informações sobre a localização de todos os segmentos do corpo. Sem propriocepção não seria nada fácil viver...O simples e magnífico ato de andar seria um fardo. Imagina escrever, dançar, comer... Há pessoas que vivem assim, sem propriocepção, chamadas de "portadores de doença neurológica ou lesão crônica". Mas e aqueles que tem sua função proprioceptiva em perfeito estado e nem sabem que a possui...É , eu sou um exemplo quase clássico...Entendo perfeitamente a função, tecnicamente falando, mas e na prática? Na vida? O que tenho para pensar sobre propriocepção... Tive que aprender sobre ela pois é praticamente com ela que trabalho dia a dia, busco propriocepção no meu paciente, solicito-a, entre outras funções, constantemente...Que faço com músculos fortes se não sei quanto e onde coloco força para , por exemplo, sustentar meu corpo na posição sentada? E se essa função me faz capaz de perceber como, quanto e onde colocar energia, deveria estudá-la, percebe-la cada vez mais, senti-la de verdade, faz parte do meu instinto, já que é natural...Assim fomos feitos... Feitos para nos "perceber"...E a melhor maneira de perceber essa função , eu diria profissionalmente, é deitado em chão firme de olhos bem fechados. Hoje sugiro: A sós, chão firme e todos os sentidos "bem abertos" para o lado de dentro...Mas para recuperar ou reabilitar essa função, quando foi perdida ou lesada, somente com exercícios exaustivos e pesados, muito treino de equilibrio e só se treina equilibrio desequilibrando-se!!! O que pode causar dor...Muita dor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário