Esfera... Entendimento e equilíbrio, razões primordiais de uma grande busca interior, caminhar de encontro ao todo... Estar presente agora e sempre...Sem quinas, nem esquinas...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sinapse


Aprender com o corpo humano, pode ser produtivo, pois foi o criador quem quis que funcionasse como funciona... Arquitetura incrível e funcionalidade perfeita. Hoje fiquei com vontade de "mediar" com as sinapses.


Espaço existente entre os neurônios, onde o axônio (parte terminal da célula) de um neurônio faz contato com os dendritos (ínicio da célula) de outro, é o espaço onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos.


As células nervosas formam uma grande corrente de energia, nas sinapses há liberação de transmissores químicos, substâncias que excitam ou inibem o neurônio seguinte. Usarei como exemplo a velha história da chapa quente, se colocarmos a mão sobre uma chapa quente, imediatamente as células nervosas, responsáveis em levar para o sistema nervoso central informações de dor, entrarão em ação, quando esta informação de dor chegar ao sistema nervoso central, logo será enviado uma resposta, sendo transmitida através da rede de neurônios, passando o impulso nervoso sinapse por sinapse até chegar aos músculos que movimentam a mão , fazendo com que a mão seja retirada rapidamente.

Outra definição para sinapse: "São as estruturas básicas que controlam a passagem de sinais para dentro, através e para fora do sistema nervoso."

As informações sensoriais chegam a todo momento, cabe as sinapses passar para frente tais informações ou não. Imagina o caos, caso ficassemos sentindo o tempo todo a roupa tocando nosso corpo, ou , ficassemos percebendo a janela aberta sem parar, o assento da cadeira, o prendedor de cabelo, os brincos, comer banana e nunca mais sentir gosto de outra coisa...Só banana?!! Pior ainda: imagina se não retirassemos a mão da chapa quente bem rápido?!!!!


Esse é um assunto bem extenso, claro, teria que falar sobre toda a fisiologia do sistema nervoso, que é extremamente detalhada. Minha idéia não é essa, é simplesmente pensar sobre coisas que eu aprendi, de uma forma diferente...


Deus quando nos criou quis que existisse um espaço mediador, que define o que tem que continuar e o que tem que cessar, naturalmente...


Algumas vezes ficamos em "cima do muro", sem saber se "excitamos" a idéia e a passamos para frente ou se a "inibimos". Por que temos tanto problema com o que é voluntário? Se involuntariamente tudo funciona perfeitamente...

Bom, o criador também colocou neste sistema uma proteção, quando as sinapses excitatórias são repetidamente estimuladas a uma rápida velocidade, o número de descargas elétricas é enorme, logo vem a fadiga, para que diminua essa excitação progressivamente. Durante uma crise epilética, por exemplo, é essa fadiga que faz com que o excesso de excitabilidade do cérebro seja dominado. Outro ponto importante das sinapses : para a transmissão de impulsos, o primeiro neurônio tem que liberar a substância transmissora na fenda sináptica, mas se o neurônio seguinte não liberar, na fenda, proteínas receptoras, o primeiro não poderá passar a informação, uma vez que não tem quem receba, ou melhor , tem alguém ali mas não abriu a porta.

Assim pensei, não adianta querer mostrar para os outros o que não são capazes de ver, estão ali, podem até ouvir, mas não liberaram a "proteína receptora", então não captam... A recíproca é verdadeira. Todos os seres humanos possuem a "proteína receptora", mas nem todos a liberam. Outra coisa, se excitar demais qualquer impulso, a fadiga vai dominar... Se inibir demais nada vai acontecer, tudo ficará preso, sem impulsos, até explodir... Então, aprendendo com o nosso corpo, devemos encontrar um espaço mediador , uma sinapse, para que possamos mediar toda nossa energia, todas as nossas ações com consciência, saber exatamente quando ir e quando parar, de acordo com seus verdadeiros desejos... Aprender canalizar energia, depositá-la onde realmente vale a pena e inibi-la se estiver escapando para o lugar errado.

É isso que faz a sinapse... Bárbaro!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário